Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Prisão do pai exige demonstração da urgência na prestação dos alimentos, diz TJ-SP

Publicado por Isaura Oliveira
há 3 anos

HC concedido

6 de janeiro de 2021, 9h52

Por Tábata Viapiana

A prisão por dívida alimentar exige demonstração da urgência na prestação dos alimentos. Com esse entendimento, a 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu Habeas Corpus para afastar uma ordem de prisão, pelo prazo de 30 dias, contra um homem em razão do inadimplemento da obrigação alimentar.

ReproduçãoPrisão do pai exige urgência na prestação dos alimentos, diz TJ-SP

Segundo consta dos autos, foi ajuizada execução de alimentos provisórios fixados em prol das duas filhas menores do paciente, no equivalente a 30% dos rendimentos líquidos ou a 50% do salário mínimo, para a hipótese de desemprego ou emprego informal. Como a obrigação não vinha sendo cumprida, o juízo de origem determinou a prisão do pai.

Ao TJ-SP, ele alegou não ter condições de pagar integralmente o valor fixado pelo Judiciário, pois vive de trabalhos esporádicos, conseguindo arcar somente com R$ 400 mensais. O relator, desembargador Mathias Coltro, afirmou que a via eleita não se serve para apreciar se o pai tem condições de arcar com a pensão, mas sim a necessidade, ou não, da prisão.

Neste sentido, Coltro destacou que o paciente vem efetuando o pagamento parcial dos alimentos, "o que demonstra que está procurando, de alguma forma, cumprir a obrigação" com as filhas. Ele também citou precedentes do Superior Tribunal de Justiça de que a prisão do devedor de alimentos só deve ocorrer em situações excepcionais, o que não se enquadra na hipótese dos autos.

"Em decisão recente do Colendo Superior Tribunal de Justiça entendeu-se que a prisão por dívida alimentar exige demonstração da urgência na prestação dos alimentos e, considerando os depósitos, ainda que parciais, frise-se, não atende aos superiores interesses do menor a prisão do alimentante", afirmou o magistrado. A decisão se deu por unanimidade.

Processo 0008511-89.2020.8.26.0000

Tábata Viapiana é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 6 de janeiro de 2021, 9h52

Escreva a notícia...

  • Publicações6
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações141
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prisao-do-pai-exige-demonstracao-da-urgencia-na-prestacao-dos-alimentos-diz-tj-sp/1150257158

Informações relacionadas

Carlos Alberto Gonçalves Junior, Advogado
Notíciashá 3 anos

Prisão do pai exige demonstração da urgência na prestação dos alimentos, diz TJ-SP

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 6 meses

Estratégias para Advogados: Conciliando a Rotina com o Marketing Jurídico

Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
Artigoshá 6 meses

O Abono de Permanência e sua Integração nas Verbas Constitucionais dos Servidores Públicos

Murilo Bluma, Advogado
Artigoshá 6 meses

Descubra o Poder do Código de Defesa do Consumidor: Seja um Detetive de Produtos Defeituosos e Proteja seus Direitos!

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 6 meses

A separação de bens para o casamento de pessoas com mais de 70 anos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)